PR_DIO-2.png

HISTÓRICO DA OPECC (FALUB/FALUP)

 

 

Na data de 04 de julho de 2001, através da Portaria de nº 1.341/2001, o Ministro da Educação, o professor Paulo Renato, autorizou o funcionamento da Organização Pernambucana de Educação, Ciência e Cultura – OPECC, situada na Avenida Congresso Eucarístico Internacional, nº 001, Bairro Santa Cruz , Carpina-PE, instalada no antigo Colégio Santa Cruz. A OPECC, mantenedora das Faculdades Luso – Brasileira/FALUB e Lusitana de Pernambuco/FALUP, instalou-se no município do Carpina na gestão, e a convite, do então prefeito Joaquim Lapa, para atender às necessidades acadêmicas da população local e da Região da Mata Norte Pernambucana, composta por outros 23 (vinte e três) municípios no entorno do Carpina.

 

Como idealizador, fundador e presidente da OPECC, além de diretor da FALUB, e da FALUP, encontra-se o Advogado e Administrador, professor Mauri Vieira Costa, que por ter dupla nacionalidade e descendência portuguesa, homenageou o seu pai português, industrial do ramo da panificação, que chegou a instalar 03 (três) unidades de produção de pães e derivados de trigo em Pernambuco, atribuindo nomes portugueses às 02 (duas) faculdades mantidas pela OPECC em Carpina.

 

Até o ano de 2011 não havia nenhuma faculdade operando na Mata Norte. E com o advento da OPECC/FALUB a classe estudantil da região teve o seu sonho realizado com a instalação da primeira faculdade em Carpina, que iniciou o seu calendário acadêmico com o curso de Administração, com a aprovação de 103 (cento e três) alunos selecionados, através do seu primeiro vestibular no dia 04 de março de 2002. A aula inaugural foi ministrada em 11 de março do mesmo ano. Nos dias atuais, a OPECC (FALUB/FALUP), oferece 05 (cinco) cursos superiores que são, pela ordem, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras e Serviço Social, cujos concursos vestibulares são realizados no início de cada semestre de forma absolutamente gratuita para os candidatos.

 

A OPECC já tem protocolados 04 (quatro) cursos na área da saúde, a saber: Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física, que deverão ser implementados pela nossa Faculdade Lusitana de Pernambuco/FALUP tão logo o MEC os autorize!

 

OPECC: (FALUB/FALUP), compromisso social com a população e com o ensino de qualidade!